RELATO DO PASSEIO NO PARQUE HISTÓRICO DE CARAMBEÍ

Texto da professora Aretusa Ruppel Sklarski.

OS ALUNOS DO 4ºANO DA ESCOLA RURAL MUNICIPAL SÃO SEBASTIÃO ANTES DE IR CONHECER O PARQUE HISTÓRICO DE CARAMBEÍ TIVERAM UMA AULA EM SALA ONDE APRENDERAM UM POUCO SOBRE A HISTÓRIA DA COLONIZAÇÃO HOLANDESA ATRAVÉS DO LIVRO HOLANDESES NO BRASIL 100 ANOS DE IMIGRAÇÃO POSITIVA DOS AUTORES ALFREDO O..G GALLAS E FERNANDA DISPERATI GALLAS, DURANTE A AULA ELES OBSERVARAM AS IMAGENS E REALIZARAM A LEITURA EM UMA RODA COM A PROFESSORA QUE EXPLICAVA SOBRE AS IMAGENS E OS TEXTOS.

A ATIVIDADE DESPERTOU O INTERESSE E A CURIOSIDADE SOBRE A CULTURA HOLANDESA, SURGIRAM VÁRIAS PERGUNTAS SOBRE O LIVRO E OS 100 ANOS DE HISTÓRIA. NO DIA SEGUINTE FOMOS A CARAMBEÍ CONHECER O PARQUE, CHEGAMOS LÁ E FOMOS RECEPCIONADOS PELO LUCAS E FERNADA. NOSSO GRUPO FICOU COM A FERNANDA QUE DIRECIONOU A TURMA ATÉ A CASA DA MEMÓRIA ACREDITA-SE QUE FOI O MOMENTO MAIS PRODUTIVO. TODOS SENTARAM NO CHÃO E OUVIRAM O RELATO DA HISTÓRIA DO PARQUE E DAS DIVERSAS ETNIAS QUE COLONIZARAM O LOCAL, SENDO UM TEMA MUITO APRECIADO PELA TURMA.

APÓS A EXPLICAÇÃO OS ALUNOS FIZERAM VÁRIOS QUESTIONAMENTOS DESDE A MIGRAÇÃO, CULTURA, EDUCAÇÃO E RELIGIÃO. OS ALUNOS AMPLIARAM SEUS CONHECIMENTOS E SE ENCANTARAM COM A HISTÓRIA NARRADA.

EM SEGUIDA FOMOS AO PARQUE DAS ÁGUA ONDE OBSERVARAM O MOINHO FUNCIONANDO NESSE MOMENTO MUITAS PERGUNTAS SURGIRAM, TIVERAM A EXPLICAÇÃO SOBRE O NÍVEL DO MAR NA HOLANDA E COMPARARAM COM A DO PARQUE E POR ÚLTIMO FOMOS CONHECER A ESCOLA,IGREJA ,CASA DO COLONO E O QUE MAIS CHAMOU A ATENÇÃO FOI A CASA DAS ETNIAS, OUVIRAM ATÉ UMA MÚSICA TOCADA PELA FERNANDA.

OS ALUNOS RELACIONARAM O QUE APRENDERAM NO LIVRO EM SALA DE AULA COM O QUE OBSERVARAM NO PARQUE, E EM VÁRIOS MOMENTOS ESCUTAVA ELES FALANDO”NOSSA É IGUAL O QUE TEM NO LIVRO” .

E A ÚLTIMA ATIVIDADE ERA CONFECCIONAR UM BONECO DE ALGUMA ETNIA QUE ELES ESCOLHIAM ,MAS NÃO DEU TEMPO DE FAZER NO PARQUE E REALIZARAM EM CASA.

CONCLUI-SE QUE O PASSEIO FOI MUITO SIGNIFICATIVO E PRODUTIVO, OS ALUNOS ADORARAM CONHECER O PARQUE E A CULTURA HOLANDESA, DESSA FORMA PERCEBE-SE A IMPORTÂNCIA DOS MUSEUS E O RESGATE HISTÓRICO E CULTURAL, OPORTUNIZA MOMENTOS DE APRENDIZAGEM DE FORMA PRAZEROSA E DESPERTA NAS CRIANÇAS O GOSTO PELA HISTÓRIA E CULTURA.

NA SALA DE AULA CADA ALUNO RELATOU O QUE MAIS GOSTOU NO PARQUE E PRODUZIRAM UM TEXTO SOBRE O PASSEIO, EM SEGUIDA GRAVAMOS ALGUNS DEPOIMENTOS DOS ALUNOS FALANDO SOBRE O PASSEIO, TAMBÉM DESTACARAM A IMPORTÂNCIA DO COOPERATIVISMO TEMA QUE OS ALUNOS ESTÃO DESENVOLVENDO DURANTE TODO ANO .











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paródias lixo reciclável e meio ambiente

Projeto Eco Troca Kids

Geometria “viva” em nosso dia-a-dia